A hipertensão é um dos principais fatores de risco cardiovascular, estando presente em cerca de 42% da população Portuguesa.
A sua importância é amplamente conhecida, contribuindo para a elevada morbi-mortalidade das doenças cardiovasculares, nomeadamente doença cardíaca isquémica, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral.
PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO
Qualquer atividade física que promova o aumento do ritmo cardíaco conta. Contudo, o melhor tipo é o aeróbico e de endurance. Ex: Correr, nadar, cycling
REDUZA O SEU STRESS
Este fator importantíssimo é, muitas vezes, esquecido. Preste atenção à forma como respira! Os seus ombros sobem quando inspira? A inspiração deve ser sentida na barriga (respirar com o diafragma)
REDUZA O CONSUMO EXCESSIVO DE SAL E AÇÚCAR
Já deve ter ouvido falar que o sal em excesso promove a hipertensão, mas sabia que o açúcar também está associado? Preste atenção à quantidade de açúcares adicionados e de sal presente nos seus snacks.
DURMA COM QUALIDADE
Dorme de 7 a 8h diárias? Costuma ressonar? Acorda cansado(a)? Sabia que a apneia do sono, para além de impedir a reparação necessária, eleva a pressão arterial de forma muito significativa? Se tem os sintomas mencionados, não os ignore. A apneia do sono é potencialmente fatal a longo prazo.
ADOTE A DIETA DASH
(Dietary Approaches to Stop Hypertension)
A dieta DASH sobreviveu ao teste do tempo. Com 30 anos de investigação, é a dieta gold standard para reduzir a pressão arterial.
A dieta DASH:
- Combate a obesidade (fator de risco primário para a hipertensão)
- Combate a apneia do sono
- Reduz os triglicéridos, reduz o LDL e promove o HDL
A nossa Clínica de Nutrição situada na Moita tem os Nutricionistas certos para lhe fornecer mais informações sobre este tema tão vital. Entre em contacto connosco para saber como lhe vamos ajudar.
Nutricionista 4631N
PERFORMANCE DESPORTIVA