A hipertensão é um dos principais fatores de risco cardiovascular, estando presente em cerca de 42% da população Portuguesa.
A sua importância é amplamente conhecida, contribuindo para a elevada morbi-mortalidade das doenças cardiovasculares, nomeadamente doença cardíaca isquémica, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral.
1. PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO
Qualquer atividade física que promova o aumento do ritmo cardíaco conta. Contudo, o melhor tipo é o aeróbico e de endurance. Ex: Correr, nadar, cycling
2. REDUZA O SEU STRESS
Este fator importantíssimo é, muitas vezes, esquecido. Preste atenção à forma como respira! Os seus ombros sobem quando inspira? A inspiração deve ser sentida na barriga (respirar com o diafragma)
3. REDUZA O CONSUMO EXCESSIVO DE SAL E AÇÚCAR
Já deve ter ouvido falar que o sal em excesso promove a hipertensão, mas sabia que o açúcar também está associado? Preste atenção à quantidade de açúcares adicionados e de sal presente nos seus snacks.
4. DURMA COM QUALIDADE
Dorme de 7 a 8h diárias? Costuma ressonar? Acorda cansado(a)? Sabia que a apneia do sono, para além de impedir a reparação necessária, eleva a pressão arterial de forma muito significativa? Se tem os sintomas mencionados, não os ignore. A apneia do sono é potencialmente fatal a longo prazo.
5. ADOTE A DIETA DASH
(Dietary Approaches to Stop Hypertension)
A dieta DASH sobreviveu ao teste do tempo. Com 30 anos de investigação, é a dieta gold standard para reduzir a pressão arterial.
A dieta DASH:
✔ Combate a obesidade (fator de risco primário para a hipertensão)
✔ Combate a apneia do sono
✔ Reduz os triglicéridos, reduz o LDL e promove o HDL

Nutricionista 4631N
PERFORMANCE DESPORTIVA